top of page

Mensagem da Mesa Administrativa
 

Caros irmãos aproximamo-nos do nascimento do nosso Salvador, pode parecer que se repete mais uma vez um ciclo, mas na realidade há sim um início totalmente novo em cada Natal. Não é só mais uma data, não é mais um ano que passa, podemos achar difícil descobrir novidade em algo que já vivemos, mas o verdadeiro mistério do Natal é este, tal como cada nova vida é diferente, cada vez que celebramos o Natal algo se renova, sabemos que a vida vence, a esperança confirma-se e nada nos turba, nada apaga a luz ténue e suave que ilumina a noite.

Para nós na Santa Casa, cada Natal é renovação da nossa missão, o reafirmar do último mandamento, “amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”, é daqui que nascem as nossas catorze obras de misericórdia. Se assim dito e escrito tudo isto parece teórico e abstracto, talvez seja claro o seguinte exercício:

Para ti que trabalhas no Lar de São José, é sempre igual ver os sorrisos dos que cuidas? O agradecimento nunca é igual, pode ser um sorriso, um elogio, um olhar, um gesto, mas sempre algo diferente, algo discreto!

Para ti que trabalhas na U.C.C.I de São Rafael, deixa-te de surpreender quando aqueles que cuidas conseguem um novo movimento, tem menos dores, sentem conforto? Mesmo no meio da dor, o que é novo nunca é mais dor, é sempre o amor!

Para ti que entras em dezenas de casas por dia (na S.A.D) pensas que matar a solidão e as necessidades daqueles que precisam não é sempre diferente? Quando algo é essencial como comida e companhia, nunca se torna monótono!

Para ti que trabalhas nos centros de infância de São Jorge ou Rainha Santa Isabel, achas que as memórias de cada gargalhada, de cada carinho, dos jogos da apanhada, não ficam para a vida de cada criança? Quando algo é único nunca é entediante e repetitivo!

Tu que trabalhas na Cantina Social e matas a fome e a vergonha daqueles mais frágeis achas que em cada refeição quente, e em cada cabaz não sossegas um coração conturbado? Uma refeição é algo simples mas o que importa não é complicado!

Tu que trabalhas no Centro de Apoio à vida, não vês o Menino nos braços de cada mãe que entra pela nossa Santa Casa a dentro? Achas que lutar pelo dom sagrado da Vida pode ser repetitivo?

Caros irmãos, as nossas obras são isto, discretas, essenciais, únicas, simples e porque em nome do Sagrado Coração do Menino repletas de Amor, assim seremos servos silenciosos do seu mistério que se renova todos os anos. O que devemos procurar é servir silenciosamente, mesmo perante a tempestade, mesmo perante turbas, nós ficamos, e apesar de tudo no fim recebemos mais dos nossos utentes do que o que damos.

Que este Natal renove em nós a força necessária para o próximo ano, nos fortaleça o dia-a-dia, porque meus caros, o que é, verdadeiramente, importante são estes atos que parecem repetitivos, banais, chatos, pois são a grande parte da nossa vida, é neles que devemos por o nosso coração ao serviço.

Deixo-vos com uma esperança, que tenha esta Mesa tanto amor na gestão desta Casa como os seus trabalhadores tem com os nossos utentes e de certeza o nosso futuro será brilhante.

Desejamos em nome da Santa casa da Misericórdia de Montijo um Santo e Feliz Natal a todos!

Ilídio Massacote

Provedor

bottom of page