MUSEU
A esmagadora maioria das peças que constituem o espólio cultural da SCMM encontra-se na sua igreja.
Nela destacam-se como património integrado: o revestimento azulejar seiscentista, os cadeirais de mesários situados na nave, o retábulo-mor, o púlpito seiscentista esculpido em brecha de Arrábida e o painel de azulejos da fachada (1677); e como património móvel a pintura sobre madeira representando a Visitação da Virgem a Santa Isabel, de finais do século XVI da autoria de Tomás Luis e que integrava o primeiro retábulo e o esquife com a imagem de Cristo morto que se encontra exposto recolhido dentro da mesa de altar do retábulo-mor.
Recentemente, foi criado num anexo á Igreja, na antiga casa do despacho, um espaço museológico que fica no primeiro piso do mesmo edifício, onde foram expostos todas as peças do acervo recentemente restauradas, com especial relevo para as setecentistas bandeiras da Paixão, duas imagens de Santa Isabel de Portugal, pintura fruste sobre tela de grandes dimensões representando a Visitação da Virgem a Santa Isabel, umbelas, varas de pálio e várias alfaias litúrgicas de prata.
A esmagadora maioria das peças que constituem o espólio cultural da SCMM encontra-se na sua igreja.
Nela destacam-se como património integrado: o revestimento azulejar seiscentista, os cadeirais de mesários situados na nave, o retábulo-mor, o púlpito seiscentista esculpido em brecha de Arrábida e o painel de azulejos da fachada (1677); e como património móvel a pintura sobre madeira representando a Visitação da Virgem a Santa Isabel, de finais do século XVI da autoria de Tomás Luis e que integrava o primeiro retábulo e o esquife com a imagem de Cristo morto que se encontra exposto recolhido dentro da mesa de altar do retábulo-mor.
Recentemente, foi criado num anexo á Igreja, na antiga casa do despacho, um espaço museológico que fica no primeiro piso do mesmo edifício, onde foram expostos todas as peças do acervo recentemente restauradas, com especial relevo para as setecentistas bandeiras da Paixão, duas imagens de Santa Isabel de Portugal, pintura fruste sobre tela de grandes dimensões representando a Visitação da Virgem a Santa Isabel, umbelas, varas de pálio e várias alfaias litúrgicas de prata.